Jornal Estado de Minas

ENCONTRO INTERNACIONAL

Lula fala sobre fake news e Biden comenta: 'Parece familiar'

Durante o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Joe Biden, em Washington, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (10/2), o brasileiro mencionou seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). Segundo o petista, ele vivia em função de disseminar fake news e o democrata brincou que essa história “parece familiar”, se referindo a Donald Trump. 





Lula citou os últimos quatro anos do governo Bolsonaro e ressaltou que seu antecessor não gostava de manter relações com outros países e focava em disseminar informações falsas. “O senhor sabe que o Brasil ficou quatro anos se auto marginalizando. O presidente que não gostava de manter relações com nenhum país. O mundo dele terminava e começava com a fake news de manhã, de tarde e à noite. Ele parece que menosprezava relações internacionais”, ressaltou.

Ao ouvir o que foi dito pelo brasileiro na tradução, Biden sorriu e brincou que “parece familiar” esta história. Ele se referia ao seu antecessor, o republicano Donald Trump, contra quem concorreu nas últimas eleições dos EUA. Os ex-presidentes do Brasil e dos Estados Unidos tinham uma relação próxima.
 
 

Lula aponta semelhanças entre Bolsonaro e Trump

 
Mais cedo, em entrevista à "CNN Internacional", Lula afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um “fiel imitador” do ex-presidente americano Donald Trump.





A resposta foi dada ao ser questionado pela jornalista Christiane Amanpour sobre a invasão ao Congresso Nacional brasileiro comandada por apoiadores de Bolsonaro.
  

Lula comparou o ato com o que aconteceu nos EUA, quando apoiadores de Trump invadiram o Capitólio.

“Aqui também há uma divisão, muito mais ou tão séria quanto o Brasil — democratas e republicanos estão muito divididos. Ame ou deixe-o, é mais ou menos isso que está acontecendo.”