Jornal Estado de Minas

TRATOU DE DEMOCRACIA

Ministro do STF participa de evento promovido pelo MST

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, esteve na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em São Paulo, junto ao Movimento do Sem Terra (MST), para discutir sobre os rumos da democracia no Brasil. O ministro criticou o que ele considera como “democracia sem representatividade”.





“Essa democracia na qual nenhum de nós se sente representado é atravessada por crises que possuem raízes profundas no sistema político. Hoje, a democracia é composta por alguns, que representam outros”, disse.

Lewandowski ressaltou, ainda, que o Brasil passa por uma crise na ideia de democracia. Ele afirmou que o ideal democrático precisa ser construído por todo o povo brasileiro.

“Quando falamos que a democracia está em crise (…), estou dizendo que a ideia de democracia, do povo participando da coisa pública, é um ideal vivo e que precisa ser construído por todos nós.”

O ministro sintetizou a ideia de democracia em termos práticos, como “a defesa dos direitos fundamentais em suas várias dimensões” e conceituou o que é ser um “democrata”.

“(A democracia) passa por discussões que vão além da forma de governo, processos eleitorais, mas ser democrata é ser um lutador em torno da participação do povo”, disse.