A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta terça-feira (14/2), o ex-candidato a prefeito de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, e professor aposentado da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Antônio Clesio Ferreira. O morador da cidade histórica é alvo da 6ª fase da Operação Lesa Pátria que investiga pessoas que participaram, financiaram ou incentivaram os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Até o final da manhã, Clesio Ferreira era considerado foragido. Em entrevista à reportagem do Estado de Minas às 12h45, antes da prisão, o professor aposentado negou que tinha mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra ele e disse que os policiais tiveram em sua casa no bairro Bauxita com um mandato de busca e apreensão.
“Não tem nada de prisão, não estou foragido, estou passeando e daqui a pouco estarei em casa. O único mandado judicial que recebi foi de busca e apreensão, levaram o meu notebook e o meu passaporte.”
- PGR denuncia grupo de 137 bolsonaristas preso no Palácio do Planalto em 8/1
O professor aposentado nega ter participado dos atos terroristas nas sedes dos Três Poderes e afirma que estava em Brasília, “mas no momento da quebradeira estava em uma casa de uma família almoçando. Estou muito tranquilo, tenho como comprovar pela geolocalização do meu celular”.
De acordo com a Polícia Federal, os fatos investigados na Operação Lesa Pátria constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
'Cercar os prédios' dos Três Poderes
Em um vídeo que circulou na internet gravado naquele domingo (8/1), às 7h58, o bolsonarista mostra como foi montado um acampamento de concentração e incita outras pessoas a participarem do ato. “A ideia é que na hora que tiver pessoas suficientes irmos para a praça dos Três Poderes e fechar e cercar os prédios dos Três Poderes”, disse Antônio Clesio na gravação.
Antônio Clesio Ferreira foi candidato a prefeito de Ouro Preto nas eleições de 2020 pelo partido Democrata Cristão (DC). Com o nome de urna Professor Clesio, o candidato recebeu 806 votos, cerca de 2% dos votos válidos e hoje se intitula membro do grupo Direita Ouro Preto.
Na entrevista, o morador afirma que foi caluniado e não participou dos atos de terrorismo. Ele considera as manifestações democráticas. " Espero que a justiça prevaleça no Brasil."