Os servidores de limpeza e manutenção que trabalharam na reconstrução, restauração e conserto da estrutura do Congresso Nacional após os atos golpista de 8 de janeiro serão homenageados em sessão solene na segunda-feira da próxima semana (6/3). A solenidade está marcada para as 10h, no Plenário da Câmara.
Leia Mais
PGR: Anderson Torres não pretendia jogar fora a minuta golpistaMoraes prorroga inquérito de Ibaneis e Torres a pedido da PFNos EUA, Bolsonaro defende golpistas de 8 de janeiro: 'Chefes de família'STF será responsável por julgar militares envolvidos em atos golpistasMinistro dá 10 dias para Pacheco se manifestar sobre CPI dos atos golpistas
As homenagens ocorrem em meio às investigações da Operação Lesa Pátria, que apura a participação direta e indireta dos partícipes dos ataques violentos à democracia e à destruição das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Autoridades do DF também estão sendo investigadas por omissão. O então secretário de Segurança, Anderson Torres, foi afastado após intervenção federal, e preso pela Polícia Federal, enquanto o governador Ibaneis Rocha foi afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal.
Erika Kokay disse que a intenção da homenagem é reconhecer o trabalho dos servidores e também saudar os cidadãos do DF por terem defendido a democracia.
“Os ataques tiveram nítida intenção de tentar desmoralizar os Três Poderes da República para que um projeto golpista avançasse. Essas trabalhadoras e trabalhadores, além de exercerem toda a nobreza de suas funções, tiveram grande papel na garantia da democracia, com os espaços públicos sendo reconstruídos menos de um mês após os ataques”, destacou a deputada.