(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRESIDENTE DO SENADO

Pacheco nega atraso na leitura de requerimento da CPI

Por ter sido requerida ainda na legislatura passada na Câmara, presidente do Congresso Nacional vê necessidade de que assinaturas sejam ratificadas


01/03/2023 08:02 - atualizado 01/03/2023 09:32

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) informou, nessa terça-feira (28/2) que será necessária a ratificação das assinaturas angariadas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos terroristas do dia 8 de janeiro. O pedido, apresentado pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) no final de janeiro, foi protocolado na legislatura passada. 
 
"A Comissão Parlamentar de Inquérito foi requerida na legislatura passada, com assinaturas suficientes e fato determinado. Agora, temos que consultar aqueles senadores que assinaram a CPI sobre a manutenção e a ratificação dessas assinaturas, porque houve uma mudança de legislatura. Havendo essa ratificação será feita a leitura do requerimento no plenário. Não há nenhum tipo de demora por parte da presidência do Senado, porque sequer a oportunidade de uma sessão para leitura aconteceu", defendeu. 

Além disso, Pacheco pretende submeter ao colégio de líderes e, havendo número suficiente de assinaturas e fato determinado, a comissão será instalada. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, solicitou na segunda-feira (27/2) que o presidente do Legislativo explique, dentro do prazo de 10 dias, os motivos de ele não ter lido o ato de criação da CPI do dia 8 de janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)