O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transferiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil, pasta comandada pelo ministro Rui Costa.
Leia Mais
Lula lança hoje o novo Bolsa-Família, que vai pagar R$ 600 por mêsTrabalho por aplicativo será regulamentado este semestre, diz ministroAGU pede condenação de 40 investigados por ataques aos Três PoderesAihara assina notícia-crime contra juiz que doou R$13 para campanha de LulaFlávio Bolsonaro pede afastamento do novo juiz da Lava-Jato Moraes permite que senador e deputada bolsonarista visitem golpistasA Abin é o principal o órgão do sistema de inteligência brasileira. O objetivo do órgão é planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do país.
Com a transferência do Abin para a Casa Civil, o órgão deixa de ser comandado por um militar, o Ministro de Estado Chefe do GSI, Marco Edson Gonçalves Dias.
De acordo com o blog do jornalista Octavio Guedes, do G1, o ex-chefe da Polícia Federal Luiz Fernando Correa deve assumir o cargo de comandante da agência de inteligência.
Atos golpistas
A Abin é transferida após quase dois meses dos atos golpistas - a invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. Na época, o órgão monitarava a movimentação dos extremistas e alertou as autoridades locais de segurança do Distrito Federal que bolsonaristas já vinham planejando a depredação do Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto e Congresso Nacional.
Os alertas foram feitos antes do deslocamento dos golpistas à Esplanada dos Ministérios, que começou por volta das 14h.