A primeira-dama, Rosângela Silva, Janja, vai ganhar um cargo não remunerado no Gabinete Pessoal da Presidência. Ela vai trabalhar no novo Gabinete de Ações Estratégicas em Políticas Públicas, que será o braço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas ações estratégicas e transversais do governo.
O cargo deve ser oficializado no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias, mas foi antecipado pelo jornal O Globo.
O cargo deve ser oficializado no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias, mas foi antecipado pelo jornal O Globo.
Leia Mais
Bolsonaro vetou recursos que Nikolas e Cleitinho cobram de Lula para BR-367Lula sobre indicar Zanin ao STF: 'Todo mundo compreenderia que ele merece'Nikolas e Cleitinho cobram de Lula asfaltamento da BR-367 no JequitinhonhaPSB filia Paulo Brant e mira 'reestruturação' do partido em Minas GeraisEx-diretor da Polícia Federal é escolhido para comando da AbinGoverno Lula analisa 417 obras paradas em todo o país, incluindo MinasDesde o início do governo, Janja tem buscado contribuir com o governo. A primeira-dama já participou de reuniões e encontros importantes, ouvindo ministérios e repassando as informações ao presidente Lula.
No cargo, a primeira-dama deve continuar atuando dessa forma: fazendo a escuta dos ministérios e proporcionando a interlocução das pastas.
Agenda de Janja
Conforme às agendas de Janja, obtidas pelo jornal O Globo via LAI (Lei de Acesso à Informação), em menos de dois meses de governo, Janja fez duas reuniões com o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, além de ter participado com a ministra Margareth Menezes da reunião sobre os "Comitês de Cultura".
Ela também visitou o Ministério da Mulher e teve agenda com a titular da pasta, Cida Gonçalves, e a secretária-executiva, Maria Helena.
Janja também esteve na primeira reunião do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), recriado por Lula na última terça-feira (28/2).
A primeira-dama teve ainda reuniões com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).
A primeira-dama também recebeu em seu gabinete representantes do Hospital Pequeno Príncipe, e se reuniu com dezenas de influenciadores digitais no Palácio do Planalto.