A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspenda as redes sociais do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por disseminação de desinformação sobre a população trans.
O pedido da parlamentar se dá em razão do discurso transfóbico feito por Nikolas Ferreira, na tribuna da Câmara dos Deputados, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Erika encaminhou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes para que Nikolas seja incluído no inquérito das fake news. Para a deputada, Nikolas publica informações falsas "com o intuito de estimular o ódio direcionado a esse grupo social".
Na última quarta-feira (8/3), Nikolas foi foi à tribuna do plenário da Câmara dos Deputados e, vestindo uma peruca loira, afirmou que "as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres". Em tom jocoso, o parlamentar chegou a se apresentar como Nikole.
Leia Mais
Agência aponta uso de robôs para legitimar discursos de Nikolas FerreiraNikolas Ferreira recebe críticas de 'discípulo' de Olavo de CarvalhoCampanha pela cassação de Nikolas Ferreira chega a 260 mil assinaturasNikolas Ferreira é multado em R$ 30 mil por desinformação contra LulaNikolas: Datena chama deputado de 'fascista' e pede cassaçãoJornalista chama a atenção de Nikolas ao vivo: 'Quem faz perguntas sou eu'Paraná Pesquisas: Kalil lidera intenções de voto para prefeitura de BHAbin monitorava cidadãos pelo celular durante o governo BolsonaroPublicitário, criador do perfil Dilma Bolada, ganha cargo na EBCMorre aos 77 anos ex-ministro Eliseu Padilha"Ao apresentar esse discurso a milhões de seguidores virtuais, o deputado promove um completo desvirtuamento de sua função pública, propagando informações falsas a respeito da identidade de gênero de um número expressivo de cidadãs brasileiras", disse Erika Hilton.
A parlamentar também alega que há indícios de "uso de robôs para propagandear a transfobia e a misoginia", para legitimar os discursos de Nikolas.
Caso o pedido de bloqueio das redes sociais não seja acatado, Erika pede a imediata exclusão das postagens com conteúdo transfóbico. Além disso, a deputada pede o impedimento da realização de novas publicações que incitem preconceito contra a população trans.
Erika Hilton também criou uma petição pela cassação do mandato de Nikolas Ferreira.