O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a escravidão, apesar de ter sido uma desgraça, teve uma consequência boa, a miscigenação. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (14/3), em discurso na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, na terra indígena Raposa Serra do Sol.
Leia Mais
TV Globo: ex-diretor afastado por racismo falou de 'tropa de choque branca'Quem é Vera Lúcia Araújo, jurista negra a entrar na disputa por vaga no STFCotas raciais: serviço público deve se espelhar em modelo de universidadesDeputada de Minas assume relatoria da Lei de Cotas na CâmaraGoverno deve anunciar novo Mais Médicos na próxima semana“Resolveram contar a história que os índios eram preguiçosos e portanto era preciso trazer o povo negro da África para produzir neste país. Toda desgraça que isso causou ao país, causou uma coisa boa, que foi a mistura, a miscigenação”, disse Lula.
A declaração foi recebida com críticas em redes sociais, especialmente na comunidade negra. Muitos usaram seus perfis para explicar que a miscigenação no Brasil é fruto da violência e do estupro de mulheres negras e indígenas, e não de um processo pacífico.
Confira as reações:
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.