Jornal Estado de Minas

FALA POLÊMICA

Lula diz que escravidão causou uma coisa boa: a miscigenação


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a escravidão, apesar de ter sido uma desgraça, teve uma consequência boa, a miscigenação. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (14/3), em discurso na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, na terra indígena Raposa Serra do Sol.





Lula discorria sobre como os europeus construíram uma narrativa de que os indígenas seriam preguiçosos para justificar a vinda de africanos escravizados para o Brasil. 

“Resolveram contar a história que os índios eram preguiçosos e portanto era preciso trazer o povo negro da África para produzir neste país. Toda desgraça que isso causou ao país, causou uma coisa boa, que foi a mistura, a miscigenação”, disse Lula. 

A declaração foi recebida com críticas em redes sociais, especialmente na comunidade negra. Muitos usaram seus perfis para explicar que a miscigenação no Brasil é fruto da violência e do estupro de mulheres negras e indígenas, e não de um processo pacífico.  

Confira as reações:







Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.