Jornal Estado de Minas

DE UBERABA

TRE determina que vereador restitua R$ 262 mil aos cofres públicos


 
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou que o vereador de Uberaba, Samuel Pereira (MDB), restitua a União em R$ 262.095,03 mil. A decisão explica que, na última eleição, ele não entregou relatórios financeiros relativos a uma doação, entre outras despesas de sua campanha eleitoral. 





Em 2022, Pereira se candidatou a deputado estadual. “Existência de recursos de origem não identificada (...) Inconsistência em despesas pagas com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha”, diz trechos da decisão.

O TRE também informou que foram constatadas as seguintes “irregularidades graves”:

- Despesas não comprovadas realizadas com outros recursos e não devidamente comprovadas.

- Existência de gastos eleitorais realizados em data anterior à data inicial de entrega da prestação de contas parcial, mas não informadas na época.

- Constatadas irregularidades que alcançaram mais de 10% dos recursos movimentados pelo vereador na última campanha eleitoral.




 
Leia também: Abin monitorava cidadãos pelo celular durante o governo Bolsonaro
 

Samuel Pereira é o 1º Secretário da atual mesa diretora da Câmara Municipal de Uberaba (CMU).  “Pela graça de Deus e a vontade da população, foi reeleito para seu quarto mandato consecutivo. 
Além de sua vida pública como vereador, Samuel Pereira serve à Deus na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uberaba como Presbítero (...). No exercício de meu mandato, a população pode esperar integridade, ética, transparência”, diz trechos de sua ficha pessoal, que está no site da CMU.

Ainda em sua ficha pessoal, ele finaliza: “Meu compromisso é continuar trabalhando para o povo, um representante leal e com muita responsabilidade. Estamos à disposição de todos e representando todos”.

O Estado de Minas questionou Pereira sobre qual o posicionamento dele frente à decisão do TER, mas não obteve resposta. Reportagem em atualização.