O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), visitou a Central de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele se reuniu com produtores, associações, comerciantes e trabalhadores, que se mostraram contra a privatização do local e cobraram um novo acordo coletivo.
"Vou relatar ao presidente Lula o que eu vi aqui e sugerir que a CeasaMinas seja retirada do plano de privatização neste primeiro momento. Enquanto isso, vamos criar um grupo de trabalho para ver qual o melhor caminho dentro do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND)", disse o ministro, que prometeu uma nova visita em 90 dias.
A Central entrou no Programa Nacional de Desestatização em 2000, há quase 23 anos, o que, segundo associados, prejudicou os investimentos no local. A agenda para discutir essas questões foi articulada pela correligionária e prefeita de Contagem, Marília Campos (PT).
"Fui procurada em janeiro, me apresentaram a situação e pediram que eu intermediasse esse encontro. A CeasaMinas, além de ser responsável pelo abastecimento, que é uma questão estratégica e deve ser prioritária, tem importância grande porque garante a governabilidade de pessoas que moram nas cidades vizinhas", declarou Marília.
A visita passou por diferentes pontos da Central, como o Mercado Livre do Produtor (MLP). Para o presidente da CeasaMinas, Luciano José de Oliveira, o local é uma extensão dos municípios ali representados, que impulsionam o desenvolvimento do estado e da agricultura.
"Ficamos esses anos sem um norte. A chegada do ministro e a vinculação à sua pasta trazem esperança porque estávamos no Ministério da Economia no governo anterior e até então não fomos ouvidos", declarou.