A prefeita de Juiz de Fora, no interior de Minas, Margarida Salomão (PT), vetou o Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal da cidade que previa isenção do pagamento da conta de água aos moradores e comerciantes atingidos por enchentes neste início de 2023.
Leia Mais
Bolsonaro destaca peso de Minas na eleição e pede votos em Juiz de ForaMargarida Salomão sobre Zema: 'Não sabe nada sobre Juiz de Fora'Zema em Juiz de Fora: 'Os próximos 12 dias irão definir o futuro do Brasil'Em Juiz de Fora, Bolsonaro elogia Zema: 'Pessoa fantástica'Bolsonaro em Juiz de Fora: 'Levem a vovó para votar' Lewandowski suspende quarentena de indicações políticas para estataisPF cumpre mandados de prisão em MG de oito suspeitos de atos golpistasMinistro Ricardo Lewandowski vai antecipar sua aposentadoria no STFJoice Hasselmann perde 22 quilos e revela dieta que mudou sua vidaNa justificativa do veto, a prefeita ressaltou que o projeto é “louvável”, mas que se trata de um texto inconstitucional.
“Entendo que o Projeto de Lei nº 6/2022 invade a competência exclusiva da União para instituir diretrizes para o saneamento básico”, escreveu Margarida na justificativa ao veto.
Segundo a petista, compete à União regulamentar as decisões ligadas ao saneamento básico. “Dessa forma, dentro da sua competência constitucional, a União, a quem compete instituir diretrizes para o saneamento básico (art. 21, XX, CF), editou a Lei 11.445/2007 - Lei Federal do Saneamento Básico e o Decreto 7.217/2010 que a regulamentou, estabelecendo, dessa forma, as diretrizes nacionais para o saneamento básico”, justificou a prefeita.
O vereador Bejani Júnior não se pronunciou sobre o veto da prefeita.
Isenção do IPTU
O veto da prefeitura Margarida Salomão vem após sancionar o Projeto de Lei, também de autoria de Bejani Júnior, que concede isenção do pagamento do IPTU aos moradores e comerciantes atingidos pelas enchentes do começo do ano em Juiz de Fora.
Até a próxima segunda-feira (20/3), os moradores e comerciantes podem fazer o pedido para conseguir a isenção junto à prefeitura.