Jornal Estado de Minas

ATOS GOLPISTAS

PF cumpre mandados de prisão em MG de oito suspeitos de atos golpistas

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta-feira (17/3), 32 mandados de prisão preventiva e 46 mandados de busca e apreensão em dez estados, incluindo Minas Gerais. Esta é a oitava fase da Operação Lesa Pátria, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 




 
A PF informou ao jornal Estado de Minas que, ao todo, são 9 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva para Minas Gerais. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Capinópolis, São João Del Rei, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia. 

O objetivo da operação é identificar participantes, financiadores ou apoiadores os atos terroristas que levaram à depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 8 de janeiro. 
Hoje, os mandados são cumpridos nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.




 

Na mira da PF 

Entre os alvos da PF está a mulher flagrada pichando 'Perdeu, mané' na estátua da Justiça em frente ao prédio do STF. Ela foi presa no início da manhã.

Também são alvos o invasor do STF que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, que também foi preso nesta manhã, e o cidadão que levou a bola autografada pelo atacante da seleção brasileira Neymar da Câmara dos Deputados.
 
Conforme informado pelo G1, também foram presos o ex-servidor público da cidade de Penápolis, Erlon Paliota, e a empresária Kátia Graceli, de São José do Rio Preto. 

Erlon era chefe do Serviço de Transporte de Ambulância de Penápolis e foi exonerado do cargo dia 20 de janeiro.





Katia é dona de uma empresa de produção artística e também trabalha com o cultivo de pitaia. 

Mandados de busca e apreensão em Minas

Mandados de prisão preventiva em Minas 

Nos outros estados 

 

Em Feira de Santana e em Salvador (BA) estão sendo cumpridos, em cada cidade, um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva. 

Em Brasília, dois mandados de busca e apreensão. Enquanto em Cariacica (ES), apenas um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva.

Em Cezarina e em Goiânia (GO) também estão sendo cumpridos um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva.

Para São Luís (MA) foram expedidos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.

No Paraná, há dois mandados de busca e apreensão - um em Arapoti e outro em Santa Terezinha de Itaipu. Também foram expedidos um mandado de busca e apreensão, em ambas as cidades.





Rondônia, o segundo estado com mais mandados, teve apenas pedidos de busca e apreensão. Cacoal (2); Jaru (1); Nova Brasilândia D'Oeste (1); Ouro Preto do Oeste (1); Porto Velho (4); e Rolim de Moura (2).

No Rio Grande do Sul há três mandados de busca e apreensão - um em Nova Santa Rita, um em Passo Fundo e outro em Santa Maria. Também foram expedidos mandado de busca e apreensão, um em cada cidade.

São Paulo lidera o número de mandados:
 
Guaralhos (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva); 
Itatiba (três para busca e apreensão e três para prisão preventiva);
Monte Azul Paulista (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
Paulínia (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
Penápolis (dois para busca e apreensão e dois para prisão preventiva);
São José do Rio Preto (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
São Paulo (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
Socorro (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
Sorocaba (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva).
 
(Com informações da Folhapress)