A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta-feira (17/3), 32 mandados de prisão preventiva e 46 mandados de busca e apreensão em dez estados, incluindo Minas Gerais. Esta é a oitava fase da Operação Lesa Pátria, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia Mais
Ministro Ricardo Lewandowski vai antecipar sua aposentadoria no STFPGR denuncia mais 100 pessoas por atos golpistas de janeiroPrefeita veta PL que isenta vítima de enchente de pagar conta de águaMulher usa tornozeleira eletrônica verde amarela e viraliza; veja o vídeoAliados de Zema presidem quase 70% das comissões da Assembleia de MinasEdir Macedo diz que orou para curar câncer de Lula: 'Deus nos usou'Com cargo no Senado, Renan Bolsonaro vai trabalhar de Balneário CamboriúEstados concordam em repactuar acordo de Mariana, se União assumir demandasPresidente do STM elogia Lula: 'Tem a tarefa de pacificação'Lewandowski suspende quarentena de indicações políticas para estataisLula participa de reunião sobre aumento do biodiesel com ministro SilveiraO objetivo da operação é identificar participantes, financiadores ou apoiadores os atos terroristas que levaram à depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Hoje, os mandados são cumpridos nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.
Na mira da PF
Entre os alvos da PF está a mulher flagrada pichando 'Perdeu, mané' na estátua da Justiça em frente ao prédio do STF. Ela foi presa no início da manhã.
Também são alvos o invasor do STF que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, que também foi preso nesta manhã, e o cidadão que levou a bola autografada pelo atacante da seleção brasileira Neymar da Câmara dos Deputados.
Conforme informado pelo G1, também foram presos o ex-servidor público da cidade de Penápolis, Erlon Paliota, e a empresária Kátia Graceli, de São José do Rio Preto.
Erlon era chefe do Serviço de Transporte de Ambulância de Penápolis e foi exonerado do cargo dia 20 de janeiro.
Katia é dona de uma empresa de produção artística e também trabalha com o cultivo de pitaia.
Mandados de busca e apreensão em Minas
- Capinópolis: 1
- São João Del Rei: 1
- Sete Lagoas: 1
- Uberaba: 5
- Uberlândia: 1
Mandados de prisão preventiva em Minas
- Capinópolis: 1
- São João Del Rei: 0
- Sete Lagoas: 1
- Uberaba: 5
- Uberlândia: 1
Nos outros estados
Em Feira de Santana e em Salvador (BA) estão sendo cumpridos, em cada cidade, um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
Em Brasília, dois mandados de busca e apreensão. Enquanto em Cariacica (ES), apenas um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
Em Cezarina e em Goiânia (GO) também estão sendo cumpridos um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
Para São Luís (MA) foram expedidos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
No Paraná, há dois mandados de busca e apreensão - um em Arapoti e outro em Santa Terezinha de Itaipu. Também foram expedidos um mandado de busca e apreensão, em ambas as cidades.
Rondônia, o segundo estado com mais mandados, teve apenas pedidos de busca e apreensão. Cacoal (2); Jaru (1); Nova Brasilândia D'Oeste (1); Ouro Preto do Oeste (1); Porto Velho (4); e Rolim de Moura (2).
No Rio Grande do Sul há três mandados de busca e apreensão - um em Nova Santa Rita, um em Passo Fundo e outro em Santa Maria. Também foram expedidos mandado de busca e apreensão, um em cada cidade.
São Paulo lidera o número de mandados:
Guaralhos (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
Itatiba (três para busca e apreensão e três para prisão preventiva);
Monte Azul Paulista (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
Paulínia (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
Penápolis (dois para busca e apreensão e dois para prisão preventiva);
São José do Rio Preto (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
São Paulo (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
Socorro (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva);
Sorocaba (um para busca e apreensão e um para prisão preventiva).
(Com informações da Folhapress)