O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões (Novo) está em viagem oficial a China, a convite do governo sino, para participar de um programa sobre Proteção Ambiental Ecológica e Desenvolvimento Sustentável. O evento, que ocorre entre os dias 9 e 22 de março, conta com a participação de 30 representantes de oito países em desenvolvimento.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo também está entre as participantes do encontro.
O governo de Romeu Zema (Novo) foi escolhido para representar o Brasil devido as ações de combate as mudanças climáticas. Entre elas, estão a atualização do inventário de emissões de gases de efeito estufa e metas setoriais de redução de emissão para todos os setores, batizado de Plano Estadual de Ação Climática (PLAC).
O governo também tem como prioridades um projeto para combater o desmatamento ilegal no estado por meio do fortalecimento da fiscalização ambiental e a transição da economia local para uma economia verde de baixo carbono, que utiliza tecnologia para que emitam menos gases poluentes.
A China é responsável por 29% das importações e 35,6% das exportações de Minas Gerais. O encontro também busca fortalecer laços comerciais entre com o país asiático.