(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GOVERNO

Tebet reforça no BID foco na questão social

Na reunião anual do banco, ministra reafirmou compromisso do país com a eliminação da pobreza e o desenvolvimento sustentável


19/03/2023 04:00 - atualizado 19/03/2023 07:53

Ministra Simone Tebet
Tebet: Brasil é uma potência agrícola que tem responsabilidade com a sustentabilidade (foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil)

Em seu primeiro discurso na Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ontem, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, governadora do Brasil na instituição, destacou as prioridades do governo com políticas sociais de inclusão, eliminação da pobreza, equidade e uma economia mais verde. “Quero reforçar que nosso governo, agora, está altamente comprometido com as leis e os direitos humanos.

Um governo que acredita na inclusão social, na eliminação da pobreza, na defesa do meio ambiente, na equidade de gênero, no desenvolvimento sustentável, na ciência”, afirmou.

O encontro, que reúne lideranças políticas e empresariais de 48 países, ocorre até hoje, na Cidade do Panamá. A fala da ministra sucedeu a do presidente do BID, Ilan Goldfajn, brasileiro eleito para o posto com mais de 80% dos votos.

Durante sua fala, Goldfajn ponderou que os países da América Latina e Caribe enfrentam muitos problemas sociais e climáticos, mas também são parte da solução e podem ajudar a aumentar a produção de alimentos do planeta e contribuir com o aumento da oferta de energias renováveis.

Tebet afirmou que o BID, ao apoiar inovação e tecnologia, pode ajudar a ampliar a produtividade na produção de alimentos. “O presidente Ilan disse aqui que temos a capacidade de aumentar em pelo menos oito vezes a nossa produção de alimentos. O Brasil sabe que por ser uma potência agrícola também precisa ter responsabilidade com a sustentabilidade. Nossa determinação é a do presidente Lula: aumentar a produção com desmatamento ilegal zero”, disse.

Meio ambiente  


A ministra do Planejamento e Orçamento acrescentou que o governo brasileiro tem compromisso com a questão climática e o meio ambiente. “Sabemos que temos a maior biodiversidade do mundo, a maior área de floresta úmida, somos líderes em potencial de geração de energias renováveis na América Latina. Vamos transformar a economia do Brasil para que seja mais verde. Esse é o compromisso que trago do presidente da República do Brasil”. Por fim, Tebet terminou o discurso assumindo o compromisso do país com o desenvolvimento de toda a região e uma participação ativa nos fóruns multilaterais, que discutem temas cruciais para o mundo. “Todos os esforços do nosso governo são com a integração da América Latina, com atenção especial ao Mercosul, aos países vizinhos e aos países das Américas e Caribe”, disse ela.

Mais Médicos

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou ontem o retorno do programa Mais Médicos. O objetivo é ampliar o número de profissionais da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento está previsto para amanhã e o programa passa a se chamar agora 'Mais Saúde para o Brasil'. O programa foi criado no governo Dilma, em 2013, e ficou conhecido por contratar médicos estrangeiros, principalmente cubanos. Desta vez a prioridade será para profissionais brasileiros. "Na próxima segunda ocorre o lançamento do programa, que além de ampliar o número de profissionais na saúde, vai trabalhar para melhorar o SUS com investimentos para construção e reformas de Unidades Básicas, ampliando o atendimento no Brasil", disse o ministro.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)