O deputado federal André Janones (Avante-MG) vai levar as ameaças sofridas nesta quarta-feira (29/3) até a Polícia Federal (PF). Pelas redes sociais, o parlamentar mineiro disse que o deputado Alberto Fraga (PL-DF) estava, aparentemente, armado, quando o atacou. Para Janones, o episódio é "inconcebível" em uma democracia.
Estou neste momento me dirigindo à sede da Polícia Federal onde lavrarei mais uma ocorrência por ameaça. O Deputado, aparentemente, estava armado com um revólver na cintura quando parte pra cima de mim. Inconcebível o episódio de hoje em uma democracia.
%u2014 André Janones (@AndreJanonesAdv) March 29, 2023
Na manhã desta quarta, Fraga saiu em defesa do colega de legenda, Nikolas Ferreira (PL-MG), que foi chamado de “chupetinha” em sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O deputado bolsonarista ainda chamou Janones de “covarde” e “valentão”. “Eu não uso chupeta não. Eu uso é revólver mesmo, é pistola”, ameaçou Alberto Fraga.
Após a fala do bolsonarista, a sessão foi interrompida por um bate-boca entre os parlamentares, onde o governista mineiro afirmou que Fraga deveria ser cassado pelas ameaças. Um vídeo gravado no local também mostra o deputado partindo para cima de Janones, mas não consegue chegar até ele.
Ainda nessa manhã, Janones assumiu a autoria do apelido contra Nikolas Ferreira e provocou os bolsonaristas, dizendo que são frouxos e não possuem a mesma valentia que mostram nas redes sociais. “Infelizmente, parece que a grande maioria dos bolsonaristas são frouxos, não tem coragem de dizer quem foi que chamou o deputado ‘chupeta’ de ‘chupetinha’. Quem usou essa expressão foi eu e continuarei fazendo”, afirmou Janones.
Já Nikolas acusou Janones de usar a homossexualidade para tentar ofendê-lo, mas o adversário afirmou que o apelido não tem cunho homofóbico. O PL deve acionar o conselho de ética contra o deputado e a assessoria de Nikolas também disse que outras medidas também estão sendo analisadas.
*Estagiário sob supervisão de Renato Scapolatempore