Bolsonaristas e oposição só falam de uma coisa nesta quinta-feira (30/3): a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil. Depois de passar três meses nos Estados Unidos, ele desembarcou no Aeroporto de Brasília, por volta das 6h38 e, em seguida, seguiu para a sede do Partido Liberal (PL), onde se encontra com lideranças e apoiadores.
Nas redes sociais, boa parte das mensagens é de apoio ao ex-presidente. A frase “o capitão voltou” chegou a ficar em alta no Twitter. As palavras de ordem foram entoadas por bolsonaristas que aguardavam Bolsonaro no saguão de desembarque do aeroporto. “Hoje o Brasil acordou mais forte”, comentou um dos perfis.
As postagens ainda exaltam grande quantidade de apoiadores no local, o que teria causado trânsito intenso nas vias de acesso ao local. “Hoje, os ‘jornalistas’ e ‘políticos’ de esquerda tentaram esconder a multidão de todas as formas. Mas será que eles não entenderam que todo mundo tem um celular hoje?”, acusou um bolsonarista. “Linda recepção”, elogiou outro.
Enquanto os bolsonaristas elogiam a chegada do ex-presidente, os contrários debocham da presença dos apoiadores no local. Isso porque Bolsonaro deixou o local por uma saída lateral do aeroporto, sem interação com os que lhe esperavam. “Tinha uns 100 (apoiadores) em uma região do aeroporto, mas levaram um chapéu da PF, que conduziu o Bolsonaro por outro portão”, riu uma usuária do Twitter.
Vale lembrar que o número de bolsonaristas no local também virou motivo de piada. Muitos perfis compartilharam o vídeo do jornalista Rafael Colombo, da CNN, que disse que a quantidade de apoiadores foi equivalente a "meia dúzia de gato pingado".
Um outro perfil sugeriu que a recepção não passou de uma festa comum. “Quando eu for para a Disney e resolver esticar as férias por três meses, também quero festa quando eu chegar no aeroporto. Vou avisar no Twitter quando isso acontecer”, debochou o influenciador Código Falado.
Caso das jóias
A polêmica envolvendo kits de jóias, com valores de cifras milionárias, dados de presente pela Arábia Saudita a Jair Bolsonaro e sua esposa Michelle Bolsonaro, também viraram motivo de piadas. “Guardem suas jóias porque o ladrão está em Brasília”, publicou um internauta, relacionando a chegada de Bolsonaro com a demora para a entrega das jóias.
O humorista Antonio Tabet, do canal Porta dos Fundos, comparou os apoiadores de Bolsonaro a vendedores ambulantes de ouro. “Patriotas já começam a acampar no Aeroporto Internacional de Brasília para recepcionar o mito. Selva!”, publicou.
Outro fato que não passou despercebido foi o avião em que Bolsonaro chegou ao país. A aeronave da Gol tem pintura externa e externa com referências a Harry Potter, personagem da escritora J.K. Rowling. E não faltaram comparações de Bolsonaro com Voldemort, o grande vilão na história do bruxinho. “Voldemort chegou a bordo do Harry Potter da Gol”, brincou um perfil.
“O avião era do Harry Potter, mas trouxe um filhote mal feito do Voldemort”, pontuou outro. Bolsonaro é comparado com o vilão desde a campanha eleitoral de 2022, especialmente por Anitta, que usava o apelido para criticar o então candidato à reeleição.