Em seminário promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), nesta sexta-feira (31/3), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, voltou a afirmar que “liberdade de expressão não é liberdade de agressão”. O evento abordou o tema “Democracia e Plataformas Digitais”.
Leia mais: Dino: 'Liberdade de expressão sem responsabilidade é crime'
“O discurso de que se quer limitar a liberdade de expressão é uma narrativa construída pela extrema direita no mundo todo. É um discurso fácil”, destacou Moraes, que ainda deu exemplos de pronunciamentos não enquadrados no escopo do mesmo direito reclamado.
“Essa narrativa dentro de uma faculdade de direito é ridícula, mas no mundo real alcançou inúmeros seguidores. É uma lavagem cerebral constante”, afirmou o ministro.
A fala foi proferida por Moraes durante a mesa de debate chamada “Liberdade de expressão, limites e alternativas em tempos de pós-verdade”. Além disso, contou com a presença dos diretores da Faculdade de Direito da USP, Celso Fernandes Campilongo e Ana Elisa Liberatore Bechara, e o docente Eugênio Bucci.
Leia Mais
Viagem de Lula à China é remarcada para o início de AbrilTebet celebra novo marco fiscal: 'Visão a médio prazo'Vera Magalhães: 'Haddad rouba a cena de Bolsonaro'O que é liberdade de expressão?Ministro Alexandre de Moraes transforma 'fama de mau' em piadaDeputado compara violão dado por Chris Martin a Lula com joias de BolsonaroDefesa de Bolsonaro vai entregar 3º conjunto de joias, mas reclama do TCUAlexandre de Moraes também defendeu que as empresas de tecnologia, conhecidas como big techs, respondam pelo conteúdo monetizado e impulsionado.
“Criamos um grupo de trabalho com todos os representantes das big techs para que possamos levar ao congresso nacional propostas de uma melhor auto-regulação e padrões para uma verdadeira regulação externa”, disse.
Segundo o ministro, a partir do momento que as empresas ganham dinheiro em cima desse conteúdo, elas têm responsabilidade sobre o que é compartilhado.