“Hoje é um dia que deixa todos nós, seres humanos, enojados com uma figura que parece um ser humano, porque tem cabeça, braço, perna, olhos, tudo. Mas que cometeu uma monstruosidade, que eu penso que todos nós, que somos pais, mães, avós, tios, jamais imaginávamos que poderia acontecer. Essa figura humana que não tem nada de humana, que deve ter vindo de outro do planeta, do planeta do ódio, esse cidadão teve a pachorra de matar quatro crianças com uma machadada em uma creche”, lamentou Lula.
Após sua fala, Lula pediu aos ministros que fizessem um minuto de silêncio para homenagear as vítimas, antes que eles dessem início à reunião para a assinatura de novos decretos em relação ao saneamento básico no Brasil.
Um ataque em uma creche em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira, deixou quatro crianças mortas, segundo informações da Polícia Militar estadual. No início da manhã, um homem invadiu a creche Bom Pastor e atacou as crianças que estavam no local. Uma outra criança ficou gravemente ferida.
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), anunciou que o governo federal vai disponibilizar R$ 150 milhões para que estados e municípios possam ampliar o patrulhamento policial nas escolas e outros centros que abrigam crianças e adolescentes.