Jornal Estado de Minas

JUSTIÇA

Flávio Dino determina investigação de organizações neonazistas

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal (PF) investigue organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil. Segundo Dino, existem indícios de atuação interestadual e possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89.



A lei citada também abrange crimes resultantes de discriminação por etnia, religião ou procedência nacional, prevendo pena de dois a cinco anos de prisão, pagamento de multa e a prestação de serviços à sociedade. Também há possibilidade de prisão para quem fabricar, vender, distribuir ou veicular símbolos que divulguem a suástica relacionada ao nazismo.


O ministro anunciou a medida na madrugada desta quinta-feira (6/4), após o ataque a uma creche em Blumenau, Santa Catarina. Dino afirma que as causas que levam à ampliação de ataques é a proliferação de ódio, incentivos ao armamentismo e à ideologia da morte, e os agrupamentos nazistas e neonazistas.

Dino também destaca o compartilhamento de mensagens de ódio pela "internet desregulada", e comandada por "empresas irresponsáveis".

Nesta manhã, o Ministério da Justiça também vai fazer reuniões com delegacias estaduais de investigação e repressão a crimes cibernéticos, pautando uma operação integrada em todos os estados da união sobre a violência em escolas e universidades.