O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, na manhã deste domingo de páscoa (9/4), um sobrevoo pelas áreas atingidas pela forte chuva na região do rio Mearim, no Maranhão. Segundo Lula, o governo federal está trabalhando ao lado de prefeituras e do governo estadual para atender e auxiliar os atingidos.
Bom dia. Estou a caminho do Maranhão, onde passaremos pela região do Mearim, fortemente atingida pelas chuvas e enchentes. O governo federal está trabalhando ao lado de prefeituras e do governo estadual para atender e auxiliar os atingidos.
%u2014 Lula (@LulaOficial) April 9, 2023
Acompanham o presidente na agenda o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PT) - ex-governador do Maranhão (2015-2022) -, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e o governador Carlos Brandão (PSB).
Segundo a última atualização do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), 64 cidades estão em situação de emergência. Ao todo, 35.894 famílias foram afetadas e 7.757 famílias estão desabrigadas e desalojadas.
O estado também registra seis mortes em decorrência das fortes chuvas. Já a Defesa Civil informa que segue monitorando os prejuízos e danos causados à população por causa das enchentes.
O CBMMA, em conjunto com as prefeituras, coordenadoria estadual de Defesa Civil e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizam operações para auxiliar as vítimas. Já foram entregues 21.400 cestas básicas; 34 mil litros de água e 3.450 colchões.