(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas USO DE CELULARES

ALMG aprova em 1º turno projeto que retira tomadas elétricas em presídios

Projeto de Lei do deputado Bruno Engler (PL) tramita na casa desde 2019. Parlamentar afirma que proposta visa evitar uso de celulares nas cadeias


12/04/2023 15:02 - atualizado 12/04/2023 15:32
440

Fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Proposta teve votação favorável em 1º turno na Assembleia (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Nesta quarta-feira (12/4), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em 1º turno um Projeto de Lei (PL) que determina a retirada de tomadas de energia elétrica em áreas acessíveis a presos nos presídios do estado. O texto teve 46 votos favoráveis e cinco contrários.

O PL 735/2019 é de autoria do deputado Bruno Engler (PL) e determina que novas tomadas não sejam instaladas e que as já existentes sejam retiradas das celas e áreas comuns dos presídios. A justificativa do parlamentar é evitar que detentos consigam carregar telefones celulares e, com eles, cometer atividades criminosas.

“O projeto é muito simples. Os criminosos fazem uso das tomadas nas celas para recarregar telefones e, dentro das celas, aplicam golpes e coordenam atividades criminosas. O objetivo é enfraquecer as organizações criminosas", disse Engler à reportagem.
O autor do PL ainda afirmou que trata-se de uma proposta mais branda do que a apresentada em outros estados, como o Ceará, onde mesmo aparelhos elétricos como ventiladores foram vedados nas celas.

O texto do PL foi apresentado à Comissão de Constituição e Justiça ainda em 2019 e foi aprovado na Comissão de Segurança Pública na forma de um substitutivo que apresenta uma ressalva a ambientes onde presos realizam trabalhos como forma de diminuir a pena. Nessas áreas, portanto, as tomadas poderiam permanecer.

O projeto ainda deve voltar a plenário para votação em 2º turno antes de ser encaminhado para sanção do governador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)