Imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planato mostram que, durante os atos de 8 de janeiro, manifestantes tentaram arrombar um caixa eletrônico enquanto invadiam os prédios públicos.
Leia Mais
Cappelli apoia Gonçalves Dias e questiona 'sumiço' de Heleno e Braga NettoCPMI do 8 de janeiro: o que entra em jogo para situação e oposiçãoGSI entrega ao STF imagens do 8/1 no Planalto por ordem de MoraesJanones fala em 'mais uma mamadeira de piroca' com nova fake news dos atosLula a TV portuguesa: 'As pessoas não são obrigadas a gostar do Lula'PF ouve hoje militares que aparecem em imagens do 8 de janeiroImagens mostram Lula e ministros no Planalto após vandalismo; vejaGolpista espera ser gravado antes de arrombar antessala de Lula no PlanaltoO caixa eletrônico em questão fica no mesmo ambiente onde estava um relógio raro, fabricado pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot e entregue como presente a Dom João VI em 1808 pela corte do rei Luís XIV, da França. A peça histórica foi destruída em 8 de janeiro pelo mineiro Antônio Claudio Alves Ferreira, de 30 anos. O morador de Uberlândia foi identificado pela Polícia Federal ainda em janeiro.
Na noite de sábado (22/4), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou a íntegra das gravações do circuito interno do Palácio do Planalto durante os atos golpistas. As mais de 900 horas de filmagem estão disponíveis em um link no portal do gabinete.
A liberação do material aconteceu após determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre o 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a semana, imagens exclusivas do circuito interno provocaram a queda do então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, que aparece nas gravações dentro do palácio no dia dos atos antidemocráticos.