Deputados do PT pretendem protocolar nos próximos dias uma proposta que prevê a criação de um imposto sobre propriedade de armas de fogo, a exemplo do IPVA (sobre veículos), para financiar as ações de segurança nas escolas anunciadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada.
Leia Mais
Deputada Bia Kicis chama Lula de 'mentiroso' sobre invasão do 8 de janeiroVídeos do 8 de janeiro somam mais de 4.400 horas de gravação, diz PF ao STFLula a TV portuguesa: 'As pessoas não são obrigadas a gostar do Lula'PF ouve hoje militares que aparecem em imagens do 8 de janeiroImagens mostram Lula e ministros no Planalto após vandalismo; vejaPF cumpre mandados de prisão contra portadores de arma irregularesComissão de Segurança aprova projeto que suspende restrição a armasCPMI, Bolsonaro na PF e arcabouço agitam Brasília
"A arma, assim como um veículo, por exemplo, possui registro do proprietário. E o estado também deveria taxar, porque é um bem", diz. "Ao mesmo tempo, nós precisamos estimular a cultura da paz. Se alguns se acham no direito de ter uma arma, que eles também contribuam para a cultura de paz que precisamos propagar no país."
Leia: Lula: 'Não vamos transformar escolas em prisões de segurança máxima'
Ele nega que o projeto busque proibir a posse armas. "Estamos dizendo que quem tiver, tem que pagar. Se quem tem uma moto, um veículo, tem que pagar pela propriedade, por que quem tem uma arma, que precisa ter controle de propriedade, não tem que pagar?", pergunta.
Além dele, outros deputados do PT sinalizaram apoio à criação do Ipaf.
A proposta foi idealizada por Hugo Rene de Souza, presidente do Sinfazfisco-MG (Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais).
Leia: Lula anuncia pacote de R$ 3 bi para combater violência nas escolas
O projeto também deve determinar que as armas sejam vistoriadas anualmente pela Polícia Federal. Caso seja encontrada alguma irregularidade, como numeração raspada, o proprietário poderá pagar uma multa e será aberta uma investigação para apurar o que ocorreu.