"No Brasil, nós não vamos vender empresas públicas. Nós queremos convidar os empresários a fazerem parcerias conosco. Naquilo que a gente precisa criar de novo. No Brasil, nos últimos seis anos, vendeu muito patrimônio público. Não para construir outro patrimônio, ou para construir outro ativo. Se vendeu patrimônio, para simplesmente pagar juros da dívida pública", disse o presidente Lula em encontro com empresários, em Portugal.
"Nós nos desfizemos do nosso patrimônio, o nosso patrimônio ficou menor, e a qualidade do serviço não melhorou", criticou em seguida citando a venda da Eletrobras.
Em seu discurso, Lula também disse que está reaproximando o Brasil das outras nações que, para o presidente, ficou isolado nos últimos quatro anos. Além disso, o petista disse que para atrair investimentos para o país, é preciso garantir "estabilidade política, social e jurídica", além de credibilidade. "Sem isso, ninguém vai colocar um centavo no seu país", disse.
"Queremos políticas de parceria, nós não queremos relações hegemônicas com ninguém. Nós queremos criar parcerias com as empresas portuguesas e nós queremos que os empresários portugueses construam parcerias com as nossas empresas", disse.