(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HISSAM HUSSEIN DEHAINI

Prefeito que casou com adolescente de 16 anos foi preso duas vezes

Prefeito de Araucária foi alvo da CPI do Narcotráfico e foi preso duas vezes.


26/04/2023 10:11 - atualizado 26/04/2023 10:43
440

 Hissam Hussein Dehaini
Prefeito de Araucária, no Paraná, Hissam Hussein Dehaini (foto: Reprodução/Redes Sociais)
O prefeito de Araucária, no Paraná, Hissam Hussein Dehaini (sem partido), que ganhou notoriedade nos últimos dias por ter se casado com uma adolescente de 16 anos, foi preso duas vezes durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico. Ele foi alvo da Justiça como pessoa pública e também como empresário.

Além das prisões durante a CPI, ele também foi detido após uma Operação da Polícia Federal (PF) que investigava licitações fraudulentas e outros casos de nepotismo na prefeitura nos últimos anos. As informações são do jornal O Globo.

Envolvimento com tráfico 


Entre o início dos anos 1990 e dos 2000, Hussein foi indiciado por envolvimento com  tráfico de drogas, furto e desmanche de veículos, concussão, extorsão, corrupção ativa e passiva. 

Conforme as acusações, em uma chácara, Hussein teria uma pista de pouso para helicópteros e um laboratório para o refinamento de cocaína. Na época, ele negou as acusações e alegou que operava uma empresa de transporte aéreo. 

Em março dos anos 2000, foi preso pela PF, a pedido da CPI nacional. Em outubro de 2000, em uma fase paranaense da comissão, ele foi denunciado por tráfico de drogas, proteção a traficantes e pagamentos a policiais. Ele foi solto 104 dias depois. 

Na época, ele declarou que acumulou patrimônio equivalente a R$ 5 milhões em pouco mais de dez anos, com atividades de hotelaria, revenda de combustíveis e transporte. 
 

Fraude em licitações em outros estados


Já em outubro de 2007, Hussein foi preso na Operação Metástase, acusado de participar de um esquema de fraude de licitações públicas no estado de Roraima. Na ocasião, a empresa Icaraí Táxi Aéreo, supostamente, vencia contratos de maneira fraudulenta e recebia valor acima do devido. 

Além da fraude de licitação, o indiciamento do inquérito também incluía lavagem de dinheiro, descaminho, corrupção ativa, formação de quadrilha, sonegação fiscal, crime contra a ordem econômica e quebra de sigilo telefônico.

A principal fraude, segundo a investigação, era a licitação de helicópteros para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Nessa operação um de seus filhos, Rihad Hussein Dehaini, também foi preso.
 

Sem partido

 
Hissan Hussein Dehaini anunciou nessa terça-feira (25/4) ter saído do partido Cidadania. Em nota, o prefeito agradeceu a "convivência" na sigla, a qual relatou ter sido sua única legenda desde 2009.

"Eu Hissam Hussein Dehaini anuncio meu desligamento do partido CIDADANIA, agradeço a convivência que sempre tive na legenda desde 2009, sendo meu único partido de filiação", apontou, sem divulgar o motivo da saída.
 
O prefeito ganhou notoriedade após se casar com uma adolescente de 16 anos e, no dia seguinte, ter nomeado a sogra como secretária de Cultura e Turismo da cidade.
 
Conforme o Diário Oficial do município, desta quarta-feira (26/4), ela foi exonerada. 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)