(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Ex-primeiro-ministro da Espanha em artigo no El País: 'Vamos ouvir Lula'

José Luis Zapatero afirma que defesa do multilateralismo mundial pelo presidente brasileiro é importante para o cenário internacional


26/04/2023 09:33 - atualizado 26/04/2023 11:35

José Luis Rodríguez Zapatero usando terno preto sentado a mesa com um microfone a sua frente em um fundo rosa
José Luis Rodríguez Zapatero, ex-primeiro-ministro da Espanha, defende união de Brasil e Espanha no cenário internacional (foto: Ulises Ruiz / AFP)


O ex-primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, elogiou a postura do presidente Lula por fomentar uma nova conjuntura política global e buscar a paz entre Rússia e Ucrânia. “Vamos ouvir Lula da Silva”, escreveu. 

Em artigo publicado pelo jornal “El País” nesta quarta-feira (25/04), Zapatero afirma que a vitória de Lula nas últimas eleições brasileiras foi um alívio para todos os democratas. “Posso afirmar que via nele um líder digno, dedicado ao combate à pobreza e com uma concepção clara em defesa do multilateralismo, da solução pacífica de conflitos e da cooperação como princípios das relações internacionais”.

Leia:
 Lula fecha acordos nas áreas de educação, trabalho e ciência com a Espanha

É destacado que Lula transformou o Brasil em uma potência no cenário internacional alinhado com as prioridades globais de defesa do meio ambiente e combate à desigualdade. Além disso, criou o Brics e buscou construir uma relação positiva entre o Ocidente e o Oriente assim como entre o Norte e o Sul.

Zapatero afirma que o centro de gravidade global, que antes poderia ser colocado entre os Estados Unidos e a Europa, está se deslocando para o pacífico, entre os EUA e a China. Sobre o novo desenho global que está se formando, o ex-primeiro-ministro espanhol afirma que é compreensível que regiões como a América Latina ou a África exijam um sistema internacional multilateral mais equitativo diante da polarização mundial. 

Em análise sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), afirma ser impensável avançar no seu cumprimento num clima de confrontação e guerra fria. Sendo necessário diálogo, cooperação e estabilidade global. “Pois bem, esse projeto de longo prazo de multilateralismo, paz, cooperação e equidade global é projeto de Lula”, escreveu Zapatero.

“A proposta de paz de Lula, portanto, merece ser ouvida. O peso internacional e a posição estratégica do Brasil assim o aconselham. Sua distância de uma guerra na Europa é apenas geográfica, não política ou estratégica. Precisamente porque este compromisso com a ordem global responde a convicções, transcende o puro e simples interesse do país”, afirma.

Zapatero finaliza defendendo a união de Brasil e Espanha para a reconstrução da Comunidade Política Internacional devido à capacidade de diálogo internacional quase ilimitada dos dois países, que têm à frente dos seus governos dois líderes fortes, unidos pela sua visão multilateral e pelo compromisso na luta contra as alterações climáticas, as desigualdades e a pobreza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)