A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) inaugurou, no dia 24 de abril, o seu primeiro escritório internacional, instalado na cidade de Lisboa, Portugal. A estrutura fica no World Trade Center (WTC) da capital lusitana e tem o propósito de ampliar as oportunidades de negócios do setor terciário e de intercâmbio com a Europa e com o mundo.
"O Brasil, por seu tamanho e importância econômica, precisa desempenhar papel relevante em direção à União Europeia, que é um mercado fantástico para os países que fazem parte do Mercosul", afirmou o presidente da CNC, José Roberto Tadros, durante a solenidade de inauguração.
O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, Nadim Donato, também esteve presente na inauguração.
O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, Nadim Donato, também esteve presente na inauguração.
O volume de comércio do Brasil com o mundo avançou 50% nos últimos cinco anos, e a Europa é, atualmente, a maior investidora do mundo no Brasil. O objetivo da CNC é fortalecer e expandir a parceria com países europeus, e, para tanto, serão realizadas periodicamente missões empresariais.
Encontro com o presidente Lula
As necessidades para a internacionalização dos negócios brasileiros, especialmente do setor terciário, foram pauta do encontro entre Tadros e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 23, em Lisboa. Lula informou que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) deve inaugurar em breve um escritório de representação em Lisboa. Estiveram no encontro, também, os presidentes das Federações Nacionais e dos Estados participantes da missão empresarial.