O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar o general Marcos Antônio Amaro para o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) — favorito para o posto. Amaro foi responsável pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff enquanto ela ocupou o cargo de chefe do executivo entre 2011 e 2016.
Leia Mais
Lula perde ação contra Luciano Hang por faixas de 'cachaceiro'Congresso Mineiro de Municípios tem recorde de inscritosLula repete Bolsonaro e elege rejeitados para conselho da PetrobrasLula também foi aconselhado a colocar um civil no posto, mas deve manter o militar de confiança no cargo. Por outro lado, o presidente orientou o interino Ricardo Cappelli para fazer uma reestruturação no GSI, e, até o momento, 87 servidores, entre militares e civis, já foram exonerados.
A expectativa é de que ocorram novas mudanças nos próximos dias. O interino do GSI fez um levantamento de informações sobre a atuação da pasta para apresentar um "raio-x" ao presidente, que retornou na noite da quarta-feira (26/4) de viagem a Portugal e Espanha.