O Banco do Brasil retirou o patrícinio da Agrishow 2023 após a organização 'desconvidar' a participação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), na abertura do evento programado para esta segunda-feira (1º/5).
O 'desconvite' ao integrante do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocorreu depois de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmar presença na abertura. Eles alegaram que a medida é para evitar que os "ânimos se acirrem" por parte de bolsonaristas.
O convite a Bolsonaro teria partido do governo de São Paulo, já que o evento ocorre no interior do estado, em Ribeirão Preto, o que desagradou o governo federal.
A medida ocorre por ordem da Secretaria de Comunicação Social. O atual ministro-chefe da pasta, Paulo Pimenta, alegou em entrevista à GloboNews que o evento vai se tornar um palanque político para Bolsonaro.
Estantes e eventos do Banco do Brasil também foram cancelados. A diretora executiva da instituição, Tarciana Medeiros, seria uma das palestrantes da Agrishow, mas a participação não vai mais ocorrer.