O presidente da Argentina, Alberto Fernández, virá ao Brasil na próxima terça-feira (2/5) para se reunir com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Os chefes de Estado vão conversar sobre financiamentos para exportações brasileiras para o mercado argentino.
Leia Mais
Deputado Petista aciona MP contra secretário de Tarcísio por Fake NewsMotociata e Cavalgada; veja como Bolsonaro chegou a Agrishow em 2022Moro sobre PL das Fake News: 'Risco à democracia é enorme'Haddad participa de reunião do Banco dos Brics e busca apoio à ArgentinaLula fará pronunciamento em rede nacional neste domingo'Não vou sacanear o governo', diz Arthur LiraOs dois governos já haviam se reunido no começo de março. O embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, teve um encontro com a secretária de Comércio Exterior do governo brasileiro, Tatiana Prazeres. Scioli e outros integrantes do governo vizinho solicitaram, justamente, o financiamento de exportações brasileiras para a Argentina. O Brasil ainda não deu respostas e, por isso, a visita de Fernández ganha um aspecto ainda mais emergencial.
Segundo o jornal argentino Clarín, a delegação de Fernández terá também a presença do ministro das Relações Exteriores Santiago Cafiero. Também há a possibilidade de o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, comparecer.
Lula e Fernández ainda terão outro encontro no dia 30 de maio, na cúpula de presidentes sul-americanos, também em Brasília. Já confirmaram presença os presidentes Gustavo Petro, da Colômbia, e Luis Lacalle Pou, do Uruguai.
Fernández tinha uma viagem programada a Brasília no fim de junho, e é um dos chefes de Estado que já confirmaram presença na cúpula de presidentes sul-americanos que Lula está organizando em formato de ‘retiro’. Outros que já confirmaram foram o colombiano Gustavo Petro e o uruguaio Luis Lacalle Pou.