Jornal Estado de Minas

SHOW EM BH

'Nome aos bois': Bolsonaro entra na música dos Titãs que cita Hitler


Na volta da formação clássica dos Titãs após 30 anos com a turnê “Encontro”, o grupo se mantém fiel ao repertório original que remete ao período dos anos 80. No entanto, algumas letras precisaram ser atualizadas para os dias atuais e este foi o caso da canção “Nome aos bois”, de 1987.




 
Durante o show de Belo Horizonte, neste sábado (29/4), Nando Reis assumiu os vocais e acrescentou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na lista de facínoras que também inclui o ditador nazista Adolf Hitler.

A música veio na sequência do show em que o grupo traz a veia mais roqueira, com Nando Reis nos vocais. A faixa “Nome aos bois”, lançada no álbum "Jesus não tem dentes no país dos banguelas", traz uma manifestação política da banda. A letra foca em elencar figuras reacionárias, alinhadas direta ou indiretamente com o fascismo.
 
A lista também tem Benito Mussolini, fundador e o grande líder do fascismo italiano, e agora também tem o nome de Bolsonaro. “É assustador perceber que músicas que a gente fez 35 anos atrás ainda são atuais. A gente fez o que tinha que ser feito”, declarou Nando Reis na abertura da turnê, no Rio de Janeiro.




 

 
O ex-presidente brasileiro passou os quatro anos de mandato repetindo um slogan do movimento fascista brasileiro Ação Integralista Brasileira (AIB): "Deus, pátria, família e liberdade". A última palavra foi incluída ao lema usado na década de 1930.
 

"Nome aos bois" (versão original)

Garrastazu, Stálin
Erasmo Dias, Franco
Lindomar Castilho, Nixon
Delfim, Ronaldo Bôscoli
Baby Doc, Papa Doc
Mengele, Doca Street, Rockfeller
Afanásio, Dulcídio Wanderley Boschillia
Pinochet, Gil Gomes
Reverendo Moon, Jim Jones (hey!)
General Custer
Flávio Cavalcante
Adolf Hitler
Borba Gato, Newton Cruz
Sérgio Dourado, Idi Amin
Plínio Correia de Oliveira
Plínio Salgado
Mussolini, Truman
Khomeini, Reagan
Chapman, Fleury, ih, ih, ih...