“Por companheiro que tem um celular, precisa ficar atento, precisa ficar esperto. Não pode mandar mensagem mentirosa, não pode passar para frente aquilo que você sabe que pode prejudicar a pessoa. A mentira nunca levou ninguém a lugar nenhum e foi a verdade que derrotou o ex-presidente da república”, disse Lula fazendo uma menção a Jair Bolsonaro (PL).
O presidente ainda lembrou dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, no 8 de janeiro, ao que ele chamou de tentativa de golpe.
Enquanto isso, a Câmara dos Deputados se prepara para votar o Projeto de Lei 2630/2020, nesta terça-feira (2/5). Popularmente conhecida como “PL das Fake News”, a proposta cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, um mecanismo de regulação da internet.
O Projeto de Lei torna obrigatória a moderação de conteúdo na internet para que sejam identificadas, excluídas ou sinalizadas postagens e contas com conteúdo considerado criminoso. Já os aplicativos de mensagem deverão trabalhar para limitar a distribuição massiva de mensagens.
O núcleo Bolsonarista na Câmara dos Deputados faz forte oposição à proposta e à bancada do Partido Liberal (PL), a maior da casa, em sua totalidade deve votar contra o texto. A Frente Parlamentar Evangélica (FPE) também declarou nesse sábado (29/4), em nota pública, que orienta seus membros a votarem contra o Projeto de Lei.