A secretária municipal de Saúde de Belo Horizonte, Cláudia Navarro, pediu a exoneração do cargo. Alegando motivos pessoais, a médica deixa a pasta após pouco mais de um ano na função. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (3/5).
Navarro foi nomeada secretária em 30 de março de 2022. Ela é doutora em Reprodução Humana, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e graduou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela assumiu a pasta após a saída de Jackson Machado, que esteve cinco anos na função durante os mandatos de Alexandre Kalil (PSD) e Fuad Noman (PSD).
A gestão da médica iniciou-se com uma polêmica motivada por sua passagem na presidência do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG). Alegando incompatibilidade entre a entidade profissional e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital; 40 organizações protestaram contra sua nomeação.
Apesar dos questionamentos, Navarro foi bancada no cargo e coordenou a gestão dos momentos de variação da pandemia da COVID-19 na cidade, como a ampliação de públicos para a vacinação e determinações sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Em resposta à reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a secretária Municipal Adjunta de Saúde e Subsecretária de Orçamento, Gestão e Finanças da SMSA, Fernanda Girão, assumirá a pasta interinamente.