O tenente-coronel Mauro Cid Barbosa foi preso nesta manhã de quarta-feira (3/5) pela Polícia Federal (PF), na Operação Venire. O militar é investigado por inserir dados falsos de vacinação contra a COVID-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
Leia Mais
Lula após busca e apreensão na casa de Bolsonaro: 'Boa quarta-feira!''Toc toc toc': internet lembra vídeo de Joice em operação contra Bolsonaro'Estão brincando com fogo', diz assessor de Bolsonaro sobre busca da PFGeneral que cuidou da segurança de Dilma vai comandar GSIInternet faz memes com operação da PF contra BolsonaroCartões de vacinação de Bolsonaro e da filha foram adulterados, diz PFAjudante de Bolsonaro preso pela PF é comparado com 'Zorra Total'A função do tenente-coronel era como a de um secretário particular do ex-presidente. Ele ficava encarregado de levar o celular, receber visitas, ver e ouvir tudo relacionado a Bolsonaro.
- Ricardo Kertzman: Bolsonaro é alvo da PF: estranho seria se isso jamais ocorresse
A confiança do ex-presidente era tanta em Mauro Cid que ele foi o primeiro a ser escalado para resgatar as joias e relógio de diamantes destinados a Bolsonaro que chegaram ao país de forma ilegal.
Filho de General
A relação de lealdade entre os dois é explicada pelo histórico familiar de Cid. Ele é filho do general Mauro Cesar Lourena Cid, que foi colega de Bolsonaro na época em que o ex-presidente participou da formação de oficiais do Exército Brasileiro. Desde esse tempo, os dois mantêm amizade.
Em 2000, o ex-ajudante se formou na Academia Militar das Agulhas Negras (Amam).
Mauro Cid sempre dizia que tinha a intenção de seguir os passos do pai no posto de general, ao ponto, que antes de Bolsonaro se eleger e convidar o militar para o Governo, Cid se preparava para assumir um posto nos Estados Unidos. Entretanto, ele aceitou o convite do presidente para integrar o Governo, em 2018.
Com a perda de Bolsonaro, nas eleições de 2022, a previsão para o tenente-coronel era de comandar o Batalhão de Ações e Comandos de Goiânia, mas a nomeação foi suspensa.