(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALVOS DA PF

Quem são os alvos da operação que investiga dados falsos de vacinação

Operação da PF investiga grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a COVID nos sistemas do Ministério da Saúde. Jair Bolsonaro é um dos alvos


03/05/2023 12:02 - atualizado 03/05/2023 13:25

Jair Bolsonaro
Ajudante de Bolsonaro foi preso em investigação de dados falsos de vacinação (foto: Reprodução/Redes Sociais)
A operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (3/5), que investiga um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a COVID-19 nos sistemas do Ministério da Saúde, levou a prisão seis pessoas. A corporação também cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, incluindo na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
 
De acordo com a PF, a inclusão dos dados falsos aconteceu entre novembro de 2021 e dezembro de 2022. Com a falsificação dos dados, os beneficiados conseguiram emitir certificados de vacinação e usar para burlar restrições sanitárias impostas pelo Brasil e pelos Estados Unidos. 
 
 

Quem são os presos:



Crimes investigados


Entre as condutas investigadas e que podem configurar crimes estão: infração de medida sanitária preventiva; associação criminosa; inserção de dados falsos em sistemas de informação; e corrupção de menores.
 
 

O nome da operação 

 
O nome da operação deriva do princípio “Venire contra factum proprium”, que significa "vir contra seus próprios atos", "ninguém pode comportar-se contra seus próprios atos". É um princípio base do Direito Civil e do Direito Internacional, que veda comportamentos contraditórios de uma pessoa. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)