O termo “Grande dia” ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, nesta quarta-feira (3/5). A alta nas menções aconteceu após agentes da Polícia Federal (PF) cumprirem um mandado de busca e apreensão na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No Twitter, a expressão ficou em alta por um longo período na parte da manhã e conquistou mais de 41,3 mil citações. Os comentários, comemoram a ação realizada pela PF, que investiga uma suposta fraude no cartão de vacina de Bolsonaro, e ironizam com o meme que o próprio político deu origem.
Leia Mais
Cartão de Bolsonaro pode ter sido alterado às vésperas de viagem aos EUA Celular de Bolsonaro apreendido: entenda como é a apuração da PFBolsonaro chora ao falar sobre cartão de vacinação de MichelleInternet comemora apreensão do passaporte de BolsonaroBolsonaro poderia pegar 10 anos de prisão por fraude ao entrar nos EUAVeja por quais acusações Bolsonaro pode responder e as penas de cada crimeEm seu perfil oficial na rede social, a primeira dama Rosângela Lula da Silva, popularmente conhecida como Janja, desejou a seus seguidores um “Bom dia” extenso, ironizando a situação. A publicação tem mais de 42 mil curtidas.
Origem do meme
O termo foi publicado pela primeira vez pelo ex-presidente Bolsonaro em 2019, após ser anunciado que o parlamentar Jean Wyllys havia deixado o país, assim não poderia assumir novo mandato na Câmara dos Deputados. Com esse contexto, o “Grande dia” foi interpretado como uma indireta.
Elogiado por alguns, criticado por outros, Bolsonaro se pronunciou na época, afirmando que o tweet não fazia referência ao caso.
Com a repercussão na internet, a expressão acabou se tornando um meme, usado para comemorar notícias, principalmente relacionadas à política. O próprio Bolsonaro e sua família tomaram o termo como um tipo de assinatura ao anunciar perdas da oposição. Sarcasticamente, usuários na internet contrários ao político, retribuem quando o resultado desfavorável para o ex-chefe de estado.