Jornal Estado de Minas

ARMAS

Dino afirma que 6.168 CACs não recadastraram armas e podem ser presos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), afirmou que mais de seis mil caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) não fizeram o recadastramento de suas armas e podem ser presos.

"As 6.168 armas de uso restrito que não foram recadastradas estão integrando uma operação que a Polícia Federal começou hoje. (...) Essas pessoas podem e devem ter essas armas apreendidas e serem presas em flagrante", afirmou o ministro.





Dino afirmou que 47 pessoas foram presas até o momento. Elas realizaram o recadastramento, mas tinham mandatos de prisão em aberto, o que faz com que elas não preencham o requisito de idoneidade legal estipulado na legislação.
 

"Uma taxa de quase 100%. De 50 mil previstas, 44 mil foram recadastradas. Nós ultrapassamos nossa previsão inicial de 80%", comemorou Dino.

A Polícia Federal informou que o recadastramento deveria ser feito até essa quarta-feira (3/5), seguindo o Decreto 11.366 de 1º de janeiro de 2023, que determinou que as armas de fogo, adquiridas após maio de 2019, fossem cadastradas no Sistema Nacional de Armas da PF.