A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará um pronunciamento na noite deste domingo (7/5) sobre o fim da situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional da COVID-19. A fala, que irá ao ar às 20h em cadeia nacional de rádio e televisão, deve ressaltar a importância da vacinação para que o cenário permaneça controlado.
Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha rebaixado o nível de alerta da pandemia, o teor do pronunciamento da ministra deve ser voltado para a permanência da COVID como uma realidade, ressaltando a necessidade de adesão às campanhas de imunização.
Leia Mais
Mandetta sobre Bolsonaro na Covid: "Ele não é louco, foi decisão política"Mandetta sobre Brasil na COVID: 'Poderíamos ter evitado metade dos mortos'Nova ministra da Saúde, Nísia Trindade critica negacionismo de BolsonaroEm lua de mel nas Maldivas, Nikolas Ferreira grita por BolsonaroNísia Trindade já destacou a vacinação como um trunfo ao comentar a decisão da OMS nas redes sociais: "É uma grande vitória para a sociedade, possível graças à ciência e à vacinação, orientadas para o acesso à saúde. Ao mesmo tempo, o anúncio não significa o fim da circulação do vírus, mas uma mudança de abordagem. Ainda temos que ter cuidados, inclusive nos vacinando contra a covid-19, o que em muitos países passou a compor o calendário anual, a exemplo da vacinação contra a influenza".
Em todo o mundo, a COVID fez 6,9 milhões de vítimas. O Brasil é o segundo país com o maior número de mortes, com mais de 701 mil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tiveram mais de 1,1 milhão de perdas pelo novo coronavírus.