O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma denúncia contra André Janones (Avante), confirmada pelo deputado federal, nesta segunda-feira (8/5). O parlamentar aproveitou a deixa para alfinetar o ex-chefe do Executivo.
URGENTE: Bolsonaro acaba de entrar com mais uma ação penal contra mim. Dessa vez, tá magoadinho porque chamei ele de assassino pelo atraso na compra da vacina.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) May 8, 2023
Não é ele que chama o PL das fake news de PL da censura, e que defende liberdade total nas redes? %uD83E%uDD21
- Leia também: Janones: 'Bolsonaro acordou com a PF em sua porta'
Também nesta segunda, Janones publicou outro tweet tendo Bolsonaro como alvo. No caso, ele postou uma foto em que o ex-presidente aparece segurando um cartaz com os dizeres "Me chama de corrupto, porra". Na publicação, o deputado escreve: "O capitão tá pedindo, pessoal. Bora subir: 'Corrupto, porra'".
Bolsonaro apresentou uma denúncia formal contra Janones, em que o acusa de calúnia e injúria. Em agosto do ano passado, o parlamentar publicou em suas redes uma imagem na qual o então candidato à reeleição aparece atrás das grades, junto com a palavra "assassino".
Janones fazia alusão às pessoas que morreram na pandemia da COVID-19 no Brasil. O então presidente foi alvo de várias críticas em um período no qual quase 700 mil pessoas morreram por causa do vírus no país.
Durante o período da pandemia, Bolsonaro disparou frases em que menosprezava as vacinas ou subestimava a COVID.