O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP), além do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), por divulgação de fake news sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Leia Mais
Deputado bolsonarista provoca Moraes: 'Tá de sacanagem'Eduardo Bolsonaro chama CPI da Covid de 'palhaçada'Depoimento de Bolsonaro sobre cartão de vacina é marcado para terça-feiraTorres se envolveu em plano de sequestro de ministro do STF, diz CNNMário Frias chama jornalista de 'anãozinho' e toma celular deleMoraes manda soltar Anderson Torres, ex-ministro de BolsonaroNa ocasião, Nikolas Ferreira gravou um vídeo acusando o presidente Lula de incentivar o uso de drogas por crianças e adolescentes, o associando à criminalidade, censura de redes sociais, entre outros. O conteúdo foi compartilhado pelos outros parlamentares.
A coligação do petista acionou o TSE e conseguiu remover o conteúdo das redes sociais. No entanto, o relator do caso, o ministro Raul Araújo, encerrou a ação sem julgar o mérito, não sendo aplicada multa aos parlamentares.
O ministro havia argumentado que, passadas as eleições, não havia interesse no julgamento da ação. A coligação apresentou recurso contra a decisão.