O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o condenou por divulgação de fake news sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. A colega de Câmara Carla Zambelli (PL-SP) e os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Flávio (PL-RJ) e Eduardo (PL-SP) também foram multados pela Justiça Eleitoral.
Leia Mais
Anderson Torres não fará delação premiada, diz defesaPF encontra certificados de diamantes sauditas na casa de Mauro CidSTF aumenta pressão por regras duras contra big techs e encurrala CongressoNikolas Ferreira sobre Lula: 'Mente dia sim e dia com certeza''Tá na hora do Jair': 90 mil assinam campanha contra BolsonaroMST abre feira nacional sem presença de ministros petistas de LulaJanones é acusado por internautas de espalhar fake newsParlamentares
Na época, o parlamentar mineiro gravou um vídeo acusando o presidente Lula de incentivar o uso de drogas por crianças e adolescentes. O conteúdo foi compartilhado pelos colegas bolsonaristas. A coligação do petista acionou o TSE e conseguiu remover o conteúdo das redes sociais.
No entanto, o relator do caso, o ministro Raul Araújo, encerrou a ação sem julgar o mérito, não sendo aplicada multa aos parlamentares. O magistrado argumentou que, passadas as eleições, não havia interesse no julgamento da ação.
Agora julgados e condenados na ação, os parlamentares ainda podem apresentar recurso ao TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF). O valor da multa ainda será decidido.