O deputado federal André Janones (Avante-MG) está sendo acusado de divulgar fake news em sua conta do Twitter. Em uma postagem nas redes sociais, ele afirma que o deputado Mário Frias (PL-SP) agrediu com um soco o jornalista Guga Noblat durante audiência pública na Câmara.
“O deputado Bolsonarista Mário Frias, extremista de direita, acaba de agredir com um soco o jornalista @GugaNoblat! Deputados estão revoltados e prometem caçar Mário Frias. O clima é tenso e há um princípio de confusão”, escreveu Janones.
Vídeos feitos na ocasião mostram que Frias, na verdade, retirou o celular da mão do jornalista à força. Internautas então usaram as redes sociais para desmentir Janones e afirmar que ele estaria espalhando Fake news.
A postagem também foi usada para ironizar a postura do deputado, que é a favor do PL 2630, conhecido como PL da Fake News. O projeto vem sendo alvo de discussão, especialmente por partidos de direita e empresas de tecnologia, como Meta, Google e Telegram. Os opositores ao projeto alegam que a proposta é uma forma de instituir a censura.