A primeira-dama Janja chamou a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (12/5) após perceber a ausência de mulheres na fotografia oficial do evento. Durante a assinatura da Medida Provisória que lançou o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, em Crato, Ceará, o chefe do Executivo então convidou Janja para discursar.
"Boa noite, Crato. Na verdade, maridinho, meu boy, eu falei, presidente Lula, que na hora da assinatura do decreto os homens se levantaram para a foto e a gente tem a Fernanda (Pacobahyba), a Izolda (Cela), a secretária de Educação do estado, (Eliana Estrela), a Onélia (Santana), a Leila (Freitas) que não foram chamadas para o registro", afirmou a primeira-dama.
"Então, eu queria chamar essas mulheres aqui para frente, para virem aqui, porque elas também fazem parte disso. Se hoje o ministério da Educação está de volta com toda força é porque tem também mulheres que fazem isso", completou.
Em seguida, o presidente Lula pegou a máquina do fotógrafo pessoal, Ricardo Stuckert, para registrar o momento. Antes, Lula havia posado para foto ao lado do ministro Rui Costa, da Casa Civil, Camilo Santana, da Educação, além dos governadores da Bahia, Jerômino Rodrigues, e do Ceará, Elmano Freitas.