(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ABASTECIMENTO

Governo Lula avança para retirar CeasaMinas do plano de privatização

Processo havia sido iniciado ainda em 2000 e passou a ser acelerado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); leilão chegou a ser marcado, mas foi suspenso


15/05/2023 16:57 - atualizado 15/05/2023 22:40

CeasaMinas
Associação Comercial ressalta que o Plano Nacional de Desestatização traz insegurança juridica para os comerciantes e afasta investimentos (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
As Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) informaram, nesta segunda-feira (15/5), que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) iniciou o processo de retirada da estatal do Plano Nacional de Desestatização (PND). A possibilidade de a empresa ser removida do programa de privatizações já havia sido informada pelo ministro Paulo Teixeira (PT), durante visita ao espaço, em março.

“A CeasaMinas foi transferida para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Portanto, o objetivo a ser desenvolvido é a ampliação de políticas públicas e apoio aos pequenos e médios produtores rurais. Serão implementados novos programas e projetos, em parceria com o MDA, visando o fortalecimento da agricultura familiar e do abastecimento alimentar,” diz a nota.

A estatal entrou no PND ainda em 2000, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Recentemente o processo de privatização ganhou celeridade no governo de Jair Bolsonaro (PL), quando a estatal estava ligada ao Ministério da Economia, de Paulo Guedes. 

O presidente da CeasaMinas, Luciano José de Oliveira, ainda em março, chegou a destacar a importância da vinculação da estatal ao MDA. "Ficamos esses anos sem um norte. A chegada do ministro e a vinculação à sua pasta trazem esperança porque estávamos no Ministério da Economia no governo anterior e até então não fomos ouvidos", declarou.

O leilão da Ceasa chegou a ser marcado para o dia 22 de dezembro, no mesmo dia do pregão que vendeu o Metrô de BH, mas foi suspenso pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após um pedido da equipe de Transição do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que alegou que a homologação da venda só aconteceria já no mandato do petista.

A CeasaMinas também informou que o BNDES, no último dia 18 de abril, encerrou a página eletrônica que prestava informações sobre o processo. “A partir disso, já foram iniciadas as tratativas junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para o cancelamento do processo”, disse a nota. 
 
Ao Estado de Minas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário informou que trabalha para retirar a estatal do PND devido sua importância para a política nacional de abastecimento. Os estudos técnicos que embasam a justificativa para a retirada estão em fase de finalização. Já o BNDES retirou o site do processo para não compartilhar informações desatualizadas e ainda espera a definição dos próximos passos. 

Insegurança

O presidente da Associação Comercial da CeasaMinas (Acceasa-MG), Noé Xavier da Silva, relatou que a indefinição sobre o processo do PND gera insegurança para os comerciantes e afasta investimentos. 

“A manutenção da CeasaMinas no PND, por mais de 23 anos, gera insegurança jurídica e impede a realização de investimentos em infraestrutura, os modelos de contratos de concessões atuais são muito prejudiciais aos comerciantes, levando grandes investimentos para fora da CeasaMinas”, disse.

Noé Xavier ainda informou que a associação não foi informada oficialmente sobre a retirada da Ceasa do plano, mas destacou que a Acceasa reivindica que os contratos de concessão sejam modernizados para afastar condições contratuais severas, “trazendo segurança jurídica e investimentos”, completou.

Já a CeasaMinas ainda destacou que futuros investimentos e eventuais renovações de contratos de concessão serão tratados após o cancelamento do processo de privatização.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)