O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, afirmou que uma parte dos deputados do partido dependem exclusivamente do governo. A legenda possui o maior número de cadeiras na Câmara dos Deputados, com 99 parlamentares, e faz forte oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em entrevista à GloboNews, Costa Neto destacou que ideologicamente o partido é 100% contrário ao governo, mas alguns deputados, principalmente os nordestinos, precisam de verbas da União. “O PL é de oposição na parte ideológica, na parte governamental, temos vários deputados do Nordeste que dependem exclusivamente do governo. Se ele não levar uma verba para o estado dele, ele tá morto. Porque os estados são muito pobres”, disse.
O presidente do partido também afirmou que em matérias que não sejam ideológicas, os parlamentares são liberados para votar. “Quando for matérias ideológicas, eles vão votar com a gente, porque são de direita. Agora, quando for matérias de interesse da área deles, eles podem ser liberados”, continuou
Na noite de sexta-feira (12/5), o deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) postou uma foto ao lado de Lula, do senador e ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará, Elmano Freitas, e do líder do Governo na Câmara, deputado Zé Guimarães (PT-CE). A ímagem irritou os bolsonaristas.
“É uma honra recepcionar o presidente Lula em Juazeiro do Norte, ao lado do Senador e Ministro da Educação, Camilo Santana, o governador do Ceará, Elmano Freitas, e o líder do Governo na Câmara, deputado Zé Guimarães. Estamos ansiosos para discutir ideias e soluções para o desenvolvimento do nosso estado. Juntos, podemos construir um Ceará mais forte e justo para todos”, escreveu Yury do Paredão na legenda da foto.
O líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ), no entanto, afirmou que o parlamentar não será expulso do partido, mas deve ser isolado dos demais correligionários.