O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), afirmou que o governo Lula conta com menos mulheres no comando hoje em comparação com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Não diga pra ninguém que eu falei. Há menos mulheres em cargos de comando no governo Lula do que no governo Bolsonaro. Percebe a armadilha?", afirmou em evento na Universidade de Lisboa em Portugal.
Leia Mais
Dallagnol critica powerpoint do governo Lula: '1ª vitória foi me cassar'Vereador é cassado suspeito de liderar associação criminosa Fraude da vacina: Flávio Bolsonaro diz não saber se Cid agiu sozinhoJanja alfineta Bolsonaro em cerimônia contra violência infantilSilvio critica abuso infantojuvenil e cita Bolsonaro sobre 'pintar clima'Mauro Cid volta a ficar em silêncio durante depoimento a PFGleisi sobre indicação de Ricardo Salles para CPI do MST: 'Ultrajante'“A bem da verdade, esclareço que no governo Lula aumentamos a participação de mulheres em cargos de liderança. Ainda falta muito para a igualdade de gênero. Por isso, governo @LulaOficial tem trabalhado por medidas p/estimular acesso e permanência de lideranças femininas na alta gestão”, escreveu a ministra.
Segundo a postagem, em abril deste ano 34% dos cargos de alta liderança eram ocupados por mulheres e 66% por homens. Comparando com dezembro de 2022, no fim da gestão Bolsonaro, 29% eram ocupados por mulheres e 71% por homens, uma diferença de 5%.
A tabela compara também com os dados de abril de 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, e mostra que 26% dos cargos de alta liderança eram ocupados por mulheres e 74% de homens.