O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil voltou a ser um país civilizado e que os representantes estrangeiros estão felizes com a volta do país ao cenário internacional.
"O Brasil voltou a ser um país civilizado. (...) As pessoas estão muito felizes com a volta da democracia no Brasil. Estão muito felizes e alegres com a volta do Brasil ao cenário internacional", afirmou o presidente brasileiro.
O comentário do petista foi feito ao final da coletiva de imprensa realizada antes do retorno do político ao Brasil, após participar como convidado do encontro do G7, que une as sete maiores economias do mundo, na cidade de Hiroshima, no Japão.
Ele também apontou que o encontro serviu para que fossem tratados a possibilidade do país "estabelecer parcerias na área comercial, cultural e política".
Lula adiantou que, ainda em 2023, deverá viajar para o encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em julho, em São Tomé e Príncipe, na África; a Cúpula dos Brics, entre 22 e 24 de agosto, na África do Sul; e no encontro do G20, formado pelas 19 maiores economias do mundo e União Europeia, a ser realizado nos dias 9 e 10 de setembro na Índia.
Os dois últimos eventos, Cúpula do Brics e encontro do G20, serão sediados no Brasil em 2024.