A Corregedoria da Câmara dos Deputados vai fazer, nesta segunda-feira (22/5), a terceira, e última, tentativa de notificar o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) sobre o processo de cassação do seu mandato. Somente após a notificação, os prazos do processo começam a correr.
Leia Mais
CPMI do 8/1 será instalada nesta quinta-feira (25/5)Lula fala em explorar a Amazônia após Ibama barrar a PetrobrasCPIs podem virar "ringues" para governo e oposição no CongressoDallagnol e Nikolas em live: 'Tentativa de calar nossa voz'Senado vai avaliar mudanças no texto da Câmara sobre o arcabouço fiscal, diz PachecoSTF reverte ações do CNJ e vira saída de juízes punidos com irregularidadesToma lá dá cá: por apoio, Lula mantém Codevasf como loja de políticosCaso Dallagnol não seja encontrado hoje, ele será notificado por meio de publicação no Diário Oficial da Câmara.
Mandato cassado
Em 16 de maio os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, cassar a candidatura de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) a deputado federal nas eleições de 2022.
O parlamentar é acusado de pedir exoneração do Ministério Público Federal (MPF) a fim de evitar processos internos que poderiam levar à sua demissão e à sua inelegibilidade. A prática foi considerada uma forma de burlar as regras da Lei da Ficha Limpa.
"Ele se utilizou de subterfúgios para se esquivar de PADs ou outros casos envolvendo suposta improbidade administrativa e lesão aos cofres públicos. Tudo isso porque a gravidade dos fatos poderia levá-lo à demissão", afirmou o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso.