A jornalista da CNN Brasil, Daniela Lima, disse que o deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) ‘buscou emular’ a foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2018, ao ser preso pela Polícia Federal em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo.
"Ele subiu no ombro do povo. Se ele tivesse um fotógrafo melhor, guardadas as devidas proporções, e mais gente, ele tentou reproduzir a última aparição do Lula antes da prisão. Naquela foto que o Lula é carregado nos braços do povo em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos", afirmou Daniela em meio a risos.
No último domingo (21/5), Dallagnol participou de ato, em Curitiba, contra a cassação do seu mandato. O evento contou com centenas de apoiadores, diferente da manifestação de sexta-feira (19/5) que juntou pouco mais de duas dezenas.
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral entenderam que o ex-procurador da Operação Lava Jato fraudou a aplicação da Lei da Ficha Limpa, ao deixar o Ministério Público Federal com 15 pedidos de abertura de processo administrativo pendentes.
A legislação aponta que membros do MP e juízes que decidirem pela exoneração com processos pendentes ficam inelegíveis por oito anos.
Em abril de 2018, Lula se entregou à PF, que cumpria mandado de prisão emitido pelo então juiz Sergio Moro (União Brasil-PR), acompanhado de milhares de pessoas. Ele havia sido condenado a cerca de 12 anos de prisão.